Carregando...

Pix: BC vai punir cadastramentos indevidos

  • Postada em : 16/10/2020


imagen

O Banco Central informou nesta quinta-feira, 15, que abriu processos formais de fiscalização e vai punir possíveis infratores do sistema de pagamentos instantâneos brasileiro. O comunicado vem em meio ao relato de diversas tentativas de fraude nos cadastros do Pix.

"O Banco Central informa que monitora e supervisiona continuamente o processo de cadastramento de chaves Pix, já tendo iniciado processos formais de fiscalização de participantes", afirmou a autoridade monetária. O comunicado acrescenta que, "caso detecte irregularidades nesses processos, incluindo eventuais cadastramentos indevidos, o Banco Central punirá os infratores nos termos da regulação vigente".

Fiscalização

O BC não apresentou detalhes sobre esse processo de fiscalização, nem dos cadastros indevidos. Porém, tentativas de fraude relacionadas ao cadastro das chaves Pix vêm sendo identificadas antes mesmo de os bancos darem início ao registro.

Segundo a empresa Kaspersky, só no primeiro dia de cadastro das chaves Pix, mais de 30 sites falsos foram criados no Brasil tentando se associar ao sistema de pagamentos instantâneos. Muitos desses sites simulam os portais dos bancos brasileiros para roubar os dados dos internautas. E-mails fraudulentos também foram enviados pedindo essas informações.

Até esta quinta-feira, contudo, o BC vinha tratando essas tentativas de fraude com tranquilidade. Segundo a autoridade monetária, todas as transações do Pix ocorrerão de forma criptografada, em uma rede protegida e apartada da Internet, por questões de segurança. Os bancos reforçaram que estavam atentos a essa questão e que o sistema do Pix é seguro.

Fonte: Portal www.contabeis.com.br

Voltar

Solicite uma Proposta, visita ou agende uma reunião!

Últimas Notícias